18/09/09

QUEER FESTIVAL13, II - O SUCESSO?


Pois é, mais um ano, mais um festival de cinema LGBT. Inicia em grande e mais uma vez num cinema de Referência: S.Jorge

Como tento ir regularmente há uns 4 anos, noto algumas oscilações na qualidade, com a escolha dos filmes muito elitista e descurando um pouco a mostra de filmes mais comerciais, mas gostos são gostos.

Este ano estava todo preparado para visionar o secretíssimo filme português “morrer como um homem”, que já estreou em Cannes, agora estreia aqui no festival e só lá para Outubro é que o comum dos mortais poderá vê-lo.

Para meu espanto a 15min antes de começar já estava colado na bilheteira estranhamente escura um papel a informar que a sessão estava esgotada.

Caso para dizer, PARABENS! A Organização, ainda antes de começar o filme, tinha conseguido vender 848 Bilhetes!!!! Pelo menos é a informação do número de cadeiras na sala nº1, a não ser que a Mary Poppins tenha espirrado e lá tenha voado metade da plateia.

Lá a minha rica mãezinha diz que eu sou naif, mas eu não quero acreditar que estamos a assistir à repetição de uma asneira recorrente que todas as minorias se queixam: Elitismo. Eu não quero acreditar que também na comunidade gay, existam gays de primeira que são aqueles fazem parte de sub-comunidade intelectual e artística, que estão sempre lá, e os outros.

Já tinha tido uma experiência desagradável no Arraial gay, que enviei um e-mail à organização para que se quiserem colaborar em vários níveis podiam contar comigo. A resposta nunca chegou…e ainda bem pois a organização deixou muito a desejar.

Pois é, talvez por isso continuemos na mesma: as mesmas caras, as mesmas barraquinhas, os mesmos festivais, arraiais e outros que tais, enfim, tudo como sempre, na mesma.

Porque não sair da zona de conforto?

3 comentários:

  1. Eu tou lá como voluntário e realmente aquilo estava cheissimo. Primeiro por causa dos convites que embora seja inconveniente, é necessário: júris, patrocionadores, a equipa técnica do filme e até os actores. Também havia pessoas da imprensa e pessoas que ganharam concursos.

    Nós os voluntários pudemos assistir sentados nas escadas da sala de cinema.

    Quanto ao filme, acho que é interessante ver, mas não perdeste muito. Se quiseres alguns filmes interessantes para ver posso dizer-te :P

    Eu cá quero ver: Pedro (para derramar baba e ranho), Soundless Wind..., Donne-moi la main e por agora é tudo :)

    P.S. - É a primeira vez que vou, mas um dos organizadores com quem falo imenso, diz-me que tá a ser muito diferente do ano passado e que está a trazer mais gente.

    ResponderEliminar
  2. Filipe:

    Obrigado por comentares.

    Desculpa a minha veia de esquerda mas o povo poderia ter a oportunidade de ver o filme..hehehe, podiam fazer uma segunda sessão.

    Já agora deixo-te um conselho e uma dúvida: primeiro "Donne-mi la main" é estranho e nada de especial. Agora uma pergunta: O que aconteceu às legendas em Portugues? Embora nao me faça confusão tenho amigos meus que se embrulham um bocado.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. entao para k a publicidade?só precisam das bixas ranhosas kd ñ tem os patrocinadores?tambem para a qualidade dos filmes, e o facto de nem terem legendas em pt (coisa k se arranja em 2minutos pela net) faz disso um passatempo para kem ñ tem nada k fazer.axo k gastar o tempo a navegar no gd consegue trazer + proveito.por isso ve la o valor k dou a isso...mas esta ta demais: filme numa lingua estrangeira com legendas estrangeiras...+ vale sacar na net.
    sao estas pekenas coisas k ajudam e muito na opiniao sobre o 'nosso' mundo k ja tem a podridao k tem, mas como ja da algum e enxe o bolso a muitos ja se aproveitam desta gente......gay

    abrc.

    ResponderEliminar